As Redes Sociais e o Desserviços Prestados para o Desenvolvimento da Profissão.
 É indiscutível o importante papel que as redes sociais e principalmente o aplicativo Whatsapp desempenham hoje nos rumos de nossa vida política, profissional e privada. São indiscutíveis também os avanços que introduziram nas comunicações, favorecendo o reencontro e a aproximação entre as pessoas e, se forem redes profissionais, facilitando a visibilidade e a circulação de pessoas e produtos no mercado de trabalho.
A velocidade com que elas veiculam notícias, a extensão territorial alcançada e a imensa quantidade de pessoas que atingem simultaneamente não eram presumíveis cerca de uma década atrás, nem mesmo pelos seus criadores. Temos sido testemunhas, e também alvo, do seu poder de convocação e mobilização, assim como da sua eficiência em estabelecer interesses comuns rapidamente, a ponto de atuarem como disparadoras das várias manifestações, ideias e movimentos populares em todo o mundo atual.
Mesmo atuando como uma ferramenta extremamente ágil e útil nem sempre sua utilização vem de encontro, aos interesses e da opinião de todos.
No aspecto profissional e principalmente, na questão que envolve os Bombeiros Civis profissão jovem e emergente em nosso país. Algumas destas ferramentas online são verdadeiras bombas motivadoras de ódio e desunião entre os integrantes desta categoria motivada por interesses dos mais variados. É plena e livre sua utilização no entanto, o aspecto em questão é o direcionamento e a má utilização destas tecnologias devido à fragilidade e instabilidade desta atividade econômica. Acabando e sendo utilizada muitas vezes para fins pessoais em detrimento, ao verdadeiro crescimento da atividade no Brasil. No caso do Whatssap aplicativo extremamente útil onde a principal função além da economia é a comunicação instantânea. Se transformar em um dos principais redutos para disseminação das mais variadas ideias e pontos de vista. Quem utiliza as redes sociais e principalmente o whatssap sabe que é comum, recebermos links para participação de mais variados Grupos. O ponto chave, em toda esta questão é qual a motivação de seus Criadores levando em conta, uma ideologia já formada e estabelecida antes de sua criação. No caso do Whatssap, esta ferramenta sem duvida é a ideal para a disseminação destas ideologias que nem sempre, convergem aos interesses da grande maioria servindo apenas para que estas ideias ganhem credito ou amplitude junto à determinada atividade, no entanto, não esclarecem qual o real interesse e a principal motivação de sua criação.
Não se trata em nenhum momento, em cerceamento de direitos, pois o Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88 Garante a todos o direito à liberdade de expressão. Não obstante a isto, precisamos ter em mente, o quanto esta liberdade tem o direito de ser utilizada para a má informação bem como, a defesa de interesses pessoais que não correspondem às necessidades de uma atividade profissional.
Portanto, não podemos sequer supor que elas tragam somente meras mudanças de costumes, porque seu peso, associado ao desenvolvimento da informática, é semelhante à introdução da imprensa, da máquina a vapor ou da industrialização na dinâmica do nosso mundo bem como serve para motivação de coisas boas e ruins.
Artigo
Julio Valencio
Jornalista Reg Prof. Nº19127/RS