Em dezembro de 2016 através do planejamento anual determinado para 2017
A Febrabom do Rio Grande do Sul. Tomou como prioridade, a criação de uma comitiva de desenvolvimento Profissional. Que teria como prioridade, mostrar aos Gestores públicos além, da apresentação de projetos de leis onde, está mão de obra poderia ser utilizada. E para tanto, elaborou um planejamento estratégico para o primeiro trimestre de 2017.
Que objetivou a criação desta comissão. Seu principal objetivo, é trabalhar em conjunto com os gestores municipais levando em conta, as necessidades destes municípios que através da utilização de convênios de parceria de cooperação técnica possam continuar a oferecer um serviço de qualidade aos seus munícipes. Utilizando, estes profissionais amparados por todas as leis trabalhistas existentes como mão de obra alternativa.

Outro objetivo da comissão é apresentar a profissão levando em conta, o total desconhecimento de vários Gestores espalhados Rio Grande do Sul a fora! O que tem prejudicado o andamento de políticas voltadas a bombeiros civis dentro do estado. Além, de alertar os mesmos, sobre a apresentação de projetos inconstitucionais. Que muitas vezes, por desconhecimento acabam sendo levados em frente dentro das câmaras municipais muitas vezes por total desconhecimento de gestores públicos sobre as leis que regem a categoria.
A comissão tem como característica a pluralidade político partidária. Oque a torna livre para apoiar ou não qualquer gestor ou, partido político. Priorizando desta forma, o trabalho sério de quem realmente se envolve com as demandas da categoria.
Comissão está aberta para o diálogo com as prefeituras através do E-mail: febrabomrs@gmail.com