Não é de agora, que o SAMU de Viamão Cidade localizada na Região metropolitana de Porto Alegre vem apostando no Desenvolvimento de Bombeiros Civis. 
Esta parceria já acontece desde de 2013 onde O SAMU local, sempre foi um dos grandes incentivadores nas ações, realizações e principalmente apoiando de forma efetiva a qualificação da mão de obra prevencionista dentro de Viamão através, de cursos, simpósios e demais ações. colaborando desta forma, com os Bombeiros Civis de toda a Região. 
Um novo treinamento em conjunto com o SAMU local será realizado em Viamão no dia 19 de março. O treinamento de emergência RCP/DEA (desfibrilador externo automático) Coordenado pela equipe do SAMU através, do enfermeiro Gilmar Monteiro em conjunto, com a coordenadora pedagógica Carmen Pereira também do SAMU. Mais uma vez, cumprirá seu papel de apoio ao desenvolvimento profissional. 
E Será aberto, a todos os Bombeiros Civis, Socorrista, leigos, técnicos e Bombeiros Voluntários de todo o estado. Organizado pela Federação Brasileira de Bombeiros Civis (Febrabom) e certificado pela Bombeiros RS Treinamentos... os participantes, terão a oportunidade de conhecer novas técnicas novos procedimentos assim como, trocar experiências com os integrantes do quadro de funcionários do SAMU local que também se farão presentes, neste Grande acontecimento. 
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do E-mai: Febrabomrs@gmail.com /51 3046-2741 Ou pelo Whatsapp: 51989186550.

Gilmar Monteiro

Carmen Pereira